sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Introdução





O pintassilgo desde sempre me fascinou com o seu canto e vivacidade de contraste e colorido. A tradição de ter aves canoras em gaiola é muito antiga e culturalmente ainda esta muito arreigada no nosso Portugal. Infelizmente a acção do homem sobre a Natureza tem contribuído para que alguns conceitos sobre o politicamente correcto praticado antigamente, hoje seja visto com desconfiança.

No futuro a tendência é para haver mais controlo, sobre a actividade dos criadores de aves de fauna europeia. Não tenham duvidas.No numero 5 da revista belga Le Monde des Oiseaux publicada em Maio de 2010, na pagina 236 um artigo chama a atenção dos criadores de aves da fauna europeia para as novas normas sobre a requisição de anilhas para aves da fauna europeia. Haverá um formulário ou requisição própria que deverá ser assinada pelo criador que o deverá ser guardado durante 5 anos nos arquivos do clube onde foram pedidas as anilhas. O criador é o único responsável pela utilização das anilhas. As anilhas requisitadas em cada ano é comunicado anualmente a agência estatal belga "Nature et Forêts".

Os criadores amadores de aves indígenas, hoje denominadas aves da fauna europeia tem de estar registados no ICNB, I.P. e anualmente até o mês de Fevereiro, actualizar o registo das suas aves. Todas as aves legais tem de ter anilha fechada adequada, e um documento que comprove a sua proveniência legal.

Os particulares que simplesmente pretendam ter um pintassilgo cantador em gaiola, simplesmente tem de declarar a ave legalmente adquirida (criador registado ou loja com factura) ao ICNB com um custo de 25 euros. Este procedimento permite ter a ave sem problemas de denuncia, as coimas são pesadas. Tenho conhecimento que possuidores de papagaios sem documentos nem registo além de ficarem com a ave apreendida tenham pago multas pesadas.


Este ano de 2010 registei-me no ICNB como criador amador de Carduelis carduelis. O processo foi aceite, espero a sua conclusão...

Quem pretender iniciar a criação de pintassilgos em ambiente domestico deverá recorrer a criadores registados no ICNB. Varias são as razões:


A razão técnica de manejo: uma ave capturada ou traficada pode ter a mesma aparência (fenotipo) que uma ave criada em cativeiro, mas será sempre mais frágil porque não esta habituada ao contacto com o Homem, nem a alimentação comercial, a predisposição para criar em cativeiro principalmente as fêmeas é muito reduzida. Não era por acaso que a tradição dizia que os pintassilgos capturados não criavam em cativeiro. Para se chegar hoje as diferentes cores ou mutações foi longo o caminho percorrido pelos criadores usar aves capturadas seria um retrocesso e seria incompatível com a actividade desportiva Ornitológica .

A razão ética: As populações de aves selvagens estão ameaçadas pelas praticas humanas, técnicas agrícolas agressivas, poluição industrial, pressão imobiliária. Os recursos da Terra são limitados e os seres vivos dependem uns dos outros. As aves selvagens tem o seu papel no equilíbrio da Natureza, comem insectos, sementes selvagens, limpam as carcaças dos animais mortos, são predadoras de outros animais. O Homem tem de ser responsável pelos seus actos praticados sobre o meio ambiente, pois a sua sobrevivência poderá estar em causa no futuro. Um único acto (bom ou mau) praticado por uma única pessoa se for multiplicado por milhares de pessoas tem um peso enorme a nível global.

Manter e cuidar de animais requer disponibilidade de tempo e de dinheiro. Um animal não é um objecto, como ser vivo tem as suas necessidades. O objectivo basico de um criador de aves é oferecer as melhores condições para que tenha sucesso reprodutivo. Por isso deverá fazer tudo para que as suas aves gozem de bem estar e sejam tratadas o melhor possível.

um criador registado no ICNB esta sujeito a fiscalização e aceitou estar submetido a regulamentação legal vigente de protecção à Natureza. Acredito que só com boas matrizes de proveniência domestica é possível ter um plantel estável de bons pintassilgos, perfeitamente adaptados ao ambiente domestico e de fácil maneio. Criar pintassilgos para mim é continuar a ter o prazer de acompanhar e perpetuar o ciclo de vida destas aves maravilhosas, em condições controladas.