terça-feira, 29 de março de 2011

Dimorfismo sexual nos Pintassilgos



A mascara vermelha no macho estende-se até o canto do olho. Os bigodes pretos estão presentes nos machos, nas fêmeas os bigodes são pardos.

Plantas Espontâneas


Dente-de-Leão nome cientifico (Taraxum officinale)nesta época de primavera esta planta aparece na borda da estrada, nos relvados. Os pintassilgos apreciam as sementes verdes e comem as folhas. Esta planta tem um sabor amargo devido a seiva branca e leitosa, que tem propriedades medicinais...



Nome científico Onagra biennis ou Oenothera biennis, é uma planta espontânea que produz sementes com um alto teor em ácidos gordos. Os pintassilgos comem as sementes na época de Verão quando mudam a plumagem.

Num passeio encontrei esta planta num terreno inculto, aproveitei o tempo primaveril para a transplantar no meu quintal.






sexta-feira, 25 de março de 2011

Colocação dos Ninhos e outras tarefas.

Hoje andei a colocar os ninhos nas varias gaiolas e no viveiro coloquei dois ninhos. A maioria dos ninhos são exteriores. Este ano coloquei um casal numa gaiola simples, tipo caixa com grade frontal. Se conseguir obter resultados num espaço tão confinado, penso ter superado mais um desafio na criação de pintassilgos.

Tenho dois exemplares que a sexagem me oferece algumas duvidas, embora a mascara seja pequena.



Um deles suponho ser fêmea balança balança, quase que dobra o canto é rabugenta com o parceiro.A carapuça normalmente preta na cabeça é quase castanha. As penas das costas apresentam um aspecto escamado que faz lembrar o desenho nos canários lizard.

O outro fenómeno, se assim posso dizer, também tem mascara pequena sinal de fêmea. Agora se olharmos para os encontros estes são pretos e tem na ponta das penas exteriores da cauda 3 malhas grandes de cada lado como nos machos. Aqui se analisar o comportamento parece ser uma fêmea, tenho perguntado por opiniões e todas me dizem que é fêmea.

Ainda falta preencher as folhas de registo de cada casal, onde consta dados de cada progenitor (nº anilha, sexo, cor) dados sobre a postura e dados sobre as crias (se as houver,,,). Mais tarde será tudo lançado em programa informático de gestão de criações (SicoCria). Deste modo consigo saber quem é quem e mais tarde seleccionar os novos casais, assim como dar baixa ou saber a quem cedi aves ou acrescentar os dados das fichas de julgamento das aves que participaram em concursos.

A ilusão de voltar a ver nascer pintassilgos em ambiente domestico renova-se...

quinta-feira, 10 de março de 2011