quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Procurando fêmeas pintassilgo Parva

Procuro fêmeas pintassilgo Parva criadas em ambiente domestico. Conheço e tenho alguns contactos de criadores de pintassilgos, mas criam pintassilgos Major. Os criadores de pintassilgos Parva são poucos e nem todos são reconhecidos pelas autoridades... Não quero aves de captura pois são um risco legal e sanitário.

Nestas situações complicadas o melhor é pôr os amigos a prova e pedir ajuda. Sem grandes esperanças de sucesso lançei um apelo e fiquei a espera. Apareceram algumas propostas que rejeitei logo. Finalmente uma boa noticia... Um criador vai sair do país e quer ceder os seus pintassilgos. Do pequeno lote constam 2 fêmeas anilha 2,5 mm ano 2015. Bingo! Via facebook arranjo contacto telefonico e vou visitar o criador. As aves estão ainda a meio da muda da pena. As 2 fêmeas eleitas estão um pouco fracas. Não tenho alternativa trago-as.

Chegado a casa coloco as duas na estufa regulada a 26 ºC. Quando peguei nelas sinto o peito afiado e confirmo faltam algumas das penas da cauda e as das asas estão estragadas. No bebedouro coloco um cocidiostatico 3 dias. Depois alguns dias complexo vitaminas B. Parece que tudo esta a correr bem... Numa manhã antes de sair para o trabalho vou dar uma vista de olhos e primeira desilusão uma das fêmeas jaz imovel no chão da gaiola. O mundo desabou por uns segundos, durante o dia tento me recompor... Os dias passam devagar e a irmã alimenta a minha esperança de voltar a ver nascer pintassilgos em ambiente domestico...