segunda-feira, 16 de julho de 2012

Finalmente 2 crias de pintassilgo!

Já tinha perdido a ilusão de mais uma vez conseguir obter crias de pintassilgo parva. Um casal já tinha feito 2 ninhos uma postura com 4 ovos, segunda postura com 2 ovos, mas nestas duas situações a fêmea não assentava no choco. Quando vi que tinha construído o 3º ninho deixei de ir ver, ignorei. A curiosidade foi maior e quando meti a mão no ninho senti 2 ovos. A minha consciência falou "isto não vai dar nada são 2 ovos e até podem não estar galados". Deixei tudo a sorte de Deus, nem apontei a data da postura e nem o inicio do choco pois a fêmea não era certa na incubação. Passados uns tempos voltei a meter a mão no ninho e senti qualquer coisa. Pensei "uiii não pode ser..." Sem pensar nas consequências de uma rejeição da ninhada, peguei no ninho na mão. Lá estavam 2 crias pequeninas com o papo cheio, deviam ter no máximo, 2 dias. Outra etapa e duvida era : " devo anilhar ou não? e se anilho e a fêmea não aceita e joga fora do ninho as crias... lá se vai mais uma ninhada." Como estou registado no ICNB tinha de os anilhar, aves não anilhadas são ilegais mesmo nascidas de pais registados. A anilha identifica o individuo é um Bilhete de Identidade da ave. Já anilhei passadas umas horas e antes do dia acabar fui ver se havia crias no chão, mas não vi nada.

A saga das criações só acaba com o inicio da muda da pena. Quanto a esta ninhada espero que salte fora do ninho aos 15 dias. Foi com muita alegria passado mais um ano que volto a ver  nascer crias de pintassilgo. Até chegarem a idade adulta falta ainda percorrer um longo caminho, mas como dizem os chineses " as grandes caminhadas começam com pequenos passos..."

5 comentários:

  1. As grandes caminhadas começam com pequenos passos... mas esse é para ser de gigante!~Boa sorte companheiro, quanto mais não fosse só pelo empenho, você merece.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares

    ResponderEliminar
  2. Então Armando, estão de Saúde esses dois ?

    ResponderEliminar
  3. Ola Jaime Miguel!

    Infelizmente perdi os 2 já com cerca de 15 dias todos cobertos de penas. Foi durante um período de muito calor eu não tive o cuidado de renovar a papa com frequência, pois os meus afazeres profissionais não me permitiam. Quando me apercebi que algo se passava já era tarde...

    Ola Tavares!

    De facto criar pintassilgos parva é um desafio... Uma vezes ganho outras perdido...

    Cordiais cumprimentos para ambos ;-))

    AM

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    Sou novo, nestas andanças, apesar de ter 58 anos. Sou médico no Porto e gosto imenso de pintassilgos. Descobri, por acaso, este blog e fiquei entusiasmado, pois gostaria imenso de adquirir um pintassilgo legalmente. Será que me pode informar?
    Desde já fico imensamente grato
    Com os melhores cumprimentos
    António Bessa Monteiro

    ResponderEliminar
  5. Ola Dr Bessa Monteiro!

    A partir de Outubro cedo alguns dos meus pássaros. Não tenho preços tabelados. Cada espécime é único e o preço depende das suas características próprias. Para evitar mal-entendidos não faço reservas.
    Para mais informações use o meu contacto.

    Cumpts

    A Moreira

    ResponderEliminar