domingo, 26 de janeiro de 2014

Pintassilgo classico verso pintassilgo mutado

Ultimamente tenho visitado alguns criadores e ou importadores de pintassilgos. Não sei se este é o lugar mais correcto para expressar o que eu tenho constatado. Espero não ofender nem incomodar ninguém com as minhas ideias.

Em Portugal já existem muitos criadores de pintassilgos, mas poucos com ambições desportivas de expor. O que interessa é ter um pintassilgo mutado ou portador de uma ou mais mutações. No final tenho visto pintassilgos carregados com uma misturada de mutações fabricadas. O que interessa é obter pintassilgos diferentes do ancestral e de cor diferente. Se for malhado e com penas brancas nas asas ou na cauda melhor ainda mais vendável, mais caro porque raro.

O intuito de criar sem critérios de selecção leva a um desvio da linha clássica ou feno-tipo selvagem. As consequencias é a perda do desenho nos individuo mutados de fraca qualidade. Também ao misturar linhas p. ex. os  castanhos diluidos com negros diluídos obtemos aves menos marcadas e com cores mais esbatidas, perdendo-se as diluições nas linhas e nos casos limites temos uma mistela de mutações atípicas.

Na selecção e criação desportiva e obter pintassilgos campeões Mundiais ou eu me engano muito ou Portugal tem um longo caminho a percorrer...







2 comentários:

  1. Isso é verdade amigo, mas o que se paga no ICNB acho que não compensa ser criador, já agora para criação de canarios o processo é o mesmo?
    Criadores de canarios tem que estar registados no ICNB ou podem estar ligados a outra?
    Sempre gostei de passaros mas não tenho muitas condições ( espaço ) para grandes criações e para fazer criação com um ou dois casais acho que não compensa.
    Também comecei este ano um blog hibridosportugal.blogspot.pt/, mas por este andar não vai durar muito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ola José Silva,
    O que se paga ao ICNF é o que a lei manda, para não se ter problemas. Uma denuncia implica multa pesada e ter aves protegidas (pintassilgos, verdilhões, lugres, D fafes, serezinos, pintarroxos e outras aves da fauna europeia) é crime.
    Agora se compensa em termos económicos pela minha parte respondo que não. Por um lado as mutações são caríssimas por outro os ancestrais/classicos tem a concorrência das aves capturadas a preços ilusoriamente baixos. Digo ilusoriamente porque para se vingar 1 capturado...
    Para se ter canários não é necessário ter registo no ICNF .
    Não ter condições é uma coisa não ter condições para o que se pretende é outra. Anda por aí alguma gente que tem condições tem pássaros mutados e não está registado. Outros continuam a criar hibridos indigenaxcanaria e não querem saber de registos de ICNF. No meio de tantos espertos sinto-me um nabo registado... Durmo ao menos descansado e com a consciência tranquila. Criar não me dá dinheiro (saldo é negativo) pelo menos tenho prazer de ver os frutos do meu trabalho e canseira diária, por vezes com prejuízo da vida familiar...
    Se esta vida de criador vai durar muito? Não sei... por vezes apetece desistir, mas quando me lembro das alegrias e prazer que me dá penso duas vezes...
    Foi um prazer receber o seu comentário.
    Até uma próxima!

    ResponderEliminar