segunda-feira, 29 de junho de 2015

Só sai a quem joga!

A reprodução de pintassilgos nem sempre corre conforme as nossas previsões. O casal reprodutor ficou desfeito com a morte do macho. Por razões profissionais o pouco tempo que disponho vai ser mais reduzido. As fêmeas novas que eu tinha foram cedidas no inicio da epoca reprodutiva. Foram dar novas alegrias a quem as levou. Fiquei so com 3 casais. A ultima da hora com a morte do macho reprodutor andei a bater a varias portas. Felizmente ainda tenho amigos e lá me arranjaram um macho de luxo já com 5 anos que juntei a fêmea reprodutora também com 5 anos.

Esta ano preparei varias fêmeas de travesso convencido que esta a fazer uma grande coisa. Como estava enganado... Arranjei foi mais trabalho e despesa. Poucas puseram ovos e ia ao choco mas depois abandonavam o ninho. Acabei por me desfazer delas pois o trabalho não estava acompensar e o tempo sempre escasso...

Dois casais de pintassilgos fizeram greve até agora... Não vejo sinais encorajadores.

O casal maravilha com 5 anos fez a primeira postura. A fêmea não foi ao  choco como tinha uma fêmea de Carpodacus mexicanus no choco usei-a mas os ovos estava claros. Não sei poque razão a fêmea maravilha começou a perder penas da cauda. Pensei lá foi a epoca reprodutiva... Bom não tenho nada a perder dar uma boa dose de vitaminas na agua de beber. Papa de ovo e germinado com força e bicho da farinha... As penas cresceram mas a volta dos olhos tem um aro sem penas. Bom ainda tenho tempo para mais uma tentativa. Segunda postura 2 ovos e não foi ao choco... Não pode ser ha qualquer coisa que esta a falhar ou que eu alterei... Coloquei os ovos debaixo de uma travessa e tive a infeliz ideia de colocar material para ela compor o ninho. Alem desta desfazer o ninho partiu os ovos. Foi o ponto de viragem não vale a pena eu usar amas... Bom so 2 ovos na segunda postura, a epoca acabou pensei... Resolvi deixar o casal junto e continuar a dar uma alimentação rica. A temperatura entretanto subiu vi que o ninho tinha algum material a revestir. Será que vai iniciar uma nova postura? Se calhar mais 1 ou 2 ovos e mais uma desilusão... Apareceu o primeiro ovo, depois o segundo e o terceiro... Bem bom... intervalo... não esta mau, entretanto quarto ovo... (que fixe 4 ovos).. surpresa quinto ovo!!!!! Espectaculo!!! Bom agora se ela não vai ao choco... Lembrei me que tinha colocado um bocado de cartão a cobrir o ninho com a intensão de fazer sombra. Retirei-o e não é que ela assentou!... Agora será que os ovos estão galados? O macho novo cumpriu a sua função? Ele é bonito, mas será galador? Não me iludi pois já tinham passado duas posturas e zero... Pelas minhas contas fim da incubação seria no dia de S João ou muito proximo.  O barulho dos petardos e fogo de artificio poderiam estragar a festa.

Chegou o dia 26 de junho, ao meio dia fui dar de comer as aves. Olho para o fundo da gaiola e vejo uma casca de ovo. Vou ver e já nasceu um... bem bom... ao fim do dia vou verificar quatro nascidos e um ovo. Finalmente nasceram... no dia seguinte surpresa mais um... total 5 ovos 5 passarinhos...

Fiquei feliz... mais um ano que nascem pintassilgos em ambiente domestico e em gaiola. Ainda falta um longo percurso até a consolidação destes passarinhos.

Em paralelo tinha um casal de lugres com a fêmea a incubar. Verifiquei que os 2 ovos estavam claros e resolvi passados 2 dias colocar o quinto pintassilgo mais fraco a cargo dos lugres, pois os irmãos mais velhos estavam a condicionar o seu desenvolvimento. Temi que ele não fosse adoptado, mas parece que esta a correr bem pois já o vi com o papo cheio.

Resolvi jogar a minha sorte com este casal e por fim sairam 5 passarinhos. Santo António os proteja...





1 comentário:

  1. Eu Tb a pouco tempo andava bem contente com 5 k ia já passar para a gaiola e o gato comeu-os

    ResponderEliminar